A HISTÓRIA

Fruto do acreditar de vários pais de atletas de vela em ser possível criar um clube náutico e com o sentido único de proporcionar a sociedade um carácter desportivo, ambiental e social diferente, nasce no dia 22 de Julho de 2011 o Clube Náutico Boca da Barra, CNBB.

Com instalações provisórias no Porto Pesca Costeira de Aveiro, o CNBB inicio a sua atividade apenas com 9 atletas na classe laser e 6 na classe optimist, a qual, por falta de condições de infraestruturas mínimas, teve de prescindir.

Mas sempre com um espírito de crescimento, la fomos trabalhando com os nossos atletas que incansavelmente se dedicaram a causa desportiva e rapidamente eram reconhecidos com pódios de campeonatos onde se incluem alguns regionais e um Nacional na classe Laser standard.

Sabíamos que iria ser duro, pois as fontes de receitas eram exclusivamente dos sócios e atletas e numa altura que o país entrava em recessão, mas a força de vencer era tanta que começamos a criar alguns eventos paralelos sempre relacionados com a náutica onde destacamos a Feira do Mar Usado, evento que proporciona a população em geral a venda e troca de produtos náuticos, com um sentido de criar na região um evento de referencia.

Passados 2 anos, já com uma imagem conhecida a nível nacional pela participação em provas ao longo do pais e estrangeiro, conseguimos adquirir em regime de aluguer o nosso atual espaço com cerca de 1000m2 e assim podermos oferecer mais qualidade aos sócios e atletas bem como ampliar e dar continuidade aos nossos projetos.

Começámos a organizar algumas regatas, iniciámos o arranque de mais classes de vela (optimist) e vaurien, criámos programas de divulgação da modalidade da vela com palestras em escolas e atl´s, convidamos entidades escolares do interior a visitar o clube e proporcionar a jovens o primeiro contacto com a agua e a vela, organizamos passeios a vela associados a eventos gastronómicos da região, criamos ações ligadas ao ambiente nomeadamente a Ria de Aveiro com a sensibilização dos utilizadores da Ria para a sua limpeza, produzimos formação de vela para adultos e colaboramos na certificação e formação de navegadores de recreio.

Atualmente e ao fim de 9 anos dispomos de infraestruturas próprias nomeadamente, sede social, vestiários, arrumos exteriores para recolha de barcos, barcos de apoio as modalidades, barcos escola, lugares de atraque na agua, espaços sociais de lazer, 3 equipas de competição e 1 de iniciação, para além de inúmeros sócios que praticam a vela na sua forma de lazer.

O CNBB Clube Náutico Boca da Barra, foi formado com (e para) atletas e colaboradores que não tiveram condições, por parte da Associação que representavam, para dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos 5 anos e que decidiram iniciar um novo projeto, que pretende, para além do mais, criar condições aos jovens da região para a prática de desportos e atividades náuticas, sobretudo da vela.

Como é normal nestas coletividades, somos um clube sem fins lucrativos que, apesar dos tempos conturbados que passamos, decidiu fazer algo diferente nesta área. Já com um histórico de 5 anos na formação de atletas na modalidade da vela, realçamos os 2 últimos na representação do concelho, que com grande discrição, representámos em provas europeias e mundiais, onde se pratica o melhor da vela, tendo deixado o nosso nome razoavelmente bem inscrito.

Depois desta breve apresentação, queremos deixar algumas ideias de como pensamos levar este clube em frente de uma forma autossustentável e duradoura. Temos algumas ações em perspetiva, que gostaríamos de descrever e obter, porque não, a vossa opinião.

O CNBB, temporariamente e com o grande apoio da APA, encontra-se alojado no Porto de Pesca Costeira armazém 6 com modestas condições mas que são, neste momento, as possíveis para alojar os seus atletas, embarcações e restante material. É nosso objetivo, a médio prazo e de acordo com as nossas possibilidades financeiras, conseguir um espaço mais agradável que, designadamente, permita o aumento do numero de atletas, sobretudo nas classe mais jovens, que tanto nos reclamam.

É nossa intenção fazer da Ria um palco natural de vela para aproximar o publico em geral desta modalidade, pelo que já estamos a preparar uma regata que tem um perfil nunca realizada na nossa zona e possivelmente no país. Informaremos mais adiante do programa.

Perante a necessidade de angariar verbas que permitam alimentar este nosso projeto, e apesar de já termos autorização da APA para fazermos uma Feira Náutica de Usados nas suas instalações, gostaríamos solicitar a vossa colaboração no sentido de deslocarmos este evento, para um local da vossa jurisdição.

Para o efeito, achamos que o calçadão do Navio S. André possa ser o local ideal para a realização do evento, do qual juntamos uma maqueta do cartaz, a que chamamos FEIRA DO MAR USADO. Posteriormente enviaremos um regulamento devidamente  elaborado para vossa apreciação. Terá um cenário onde pessoas particulares se irão juntar a um sábado de manha por mês, para tentar vender, trocar e comprar a tralha náutica que têm em casa. Julgamos que irá ser um sucesso.

Para terminar esta nossa apresentação resta-nos solicitar da vossa parte toda a disponibilidade para nos apoiarem com os vossos meios materiais, sociais e influentes de um concelho que, no que respeita ao mar, tem muito a dizer  a nível Nacional.

Desde sempre temos partido para o trabalho com a apresentação de resultados. Desenvolvemos, crescemos e temos pela frente a ambição de sermos cada vez melhores, necessitando para isso da vossa imprescindível colaboração, para que este processo se torne viável num período de tempo mais curto possível.

Esta foi, é e será sempre o nosso lema de trabalho.